sábado, 17 de maio de 2014

HISTÓRIA DO BRASIL, DE PELOTAS; DO EXTINTO G. E. RENNER, O "PAPÃO DE 1954" E

1950 - BRASIL 2 X 1 SELEÇÃO DO URUGUAI

Esse foi um feito num jogo treino da Seleção do Uruguai contra o Grêmio Esportivo BRASIL, de Pelotas, em partida disputada no Estádio ..., quando o time brasileiro derrotou a célebre Seleção do Uruguai pelo placar de 2 x 1. Três meses depois, com o Estádio do Maracanã com de mais de 150 mil torcedores brasileiro, a Seleção Brasileira de Futebol foi derrotada na final pela Seleção do Uruguai pelo mesmo placar de 2 x 1, sendo, tornando-se, assim, a Seleção Uruguaia campeão do Mundo e o Brasil, sede da Copa Jules Rimet, ficando com o vice-campeonato. A partida foi realizada no dia 16 de julho de 1950.

SELEÇÃO DO BRASIL - Moacir Barbosa; Augusto e Juvenal; Bauer, Danilo e Bigode. Atacantes: Friaça, Zizinho, Ademir, Jair e Chico (ex-Grêmio e já jogando pelo Vasco da Gama). - Técnico: Flávio Costa.

SELEÇÃO DO URUGUAI - Máspoli; Matias Gonzales e Tejera; Gambetta, Varela e Rodrigues. Ataque: Ghiggia, Julio Perez, Niguez, Schiaffino e Norán - /técnico: Juan Lopez.

Gols de: Friaça (BRA) aos 2'; Schiaffino (URU) aos 21' e Ghiggia (URU) aos 34' do 2º tempo)
Juiz: George Reader (Inglaterra)
Público: 173.850, porém estimado em 200.000 enytre pagantes e não-pagantes.

====================================================

HISTÓRIA DO EXTINTO GRÊMIO ESPORTIVO RENNER, DE PORTO ALEGRE - O PAPÃO DE 1954
Caixa de fósforo promocional anunciando que o G. E. Renner foi campeão estadual INVICTO. No centro o super-craque e depois técnico, Enio Andrade. E a capa do álbum de figurinhas "Idolos do Futebol Brasileiro", publicado em 1955. Guardo desses álbuns um comigo completo.
Time do G. E. RENNER, campeão de 1954:

Valdir de Moraes, Orlando, Paulistinha, Bonzo, Ivo Andrade e Olávio. Ataque: Pedrinho I, Breno Mello (depois foi para o Fluminense e acabou ator de cinema com o filme "Orpheu Noir" (Orfeu do Carnaval, rodado em 1959), Juarez, Enio Andrade (era o craque e posteriormente foi técnico consagrado em diversos clubes brasileiros) e Joecy. - Técnico: Selviro Rodrigues.

Abaixo a página do álbum de figurinha "Ídolos do Futebol Brasileiro), publicado em 1955. Nela estão as fotos individuais do jogadores que formaram o time que foi Campeão Gaúcho de 1954. A parir da conquista desse inesquecível título o G. E. Renner manteve, por 44 anos, o privilégio de ser a única equipe a romper a hegemonia da dupla Sport Club Internacional e Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense na liderança do futebol gaúcho.

O Grêmio Esportivo Renner foi fundado em 27 de julho de 1931 e manteve-se em atividade até 1959, quando foi extinto. Em 15 de novembro de 1935, o Renner inaugurou o Estádio Tiradentes, também chamado de "Estádio Waterloo", na Av. Sertório, vencendo a partida inaugural com Taquarense pelo placar de 5 x 4. Em 1954 a equipe sagrou-se campeã do Torneio Citadino, deixando Inter e Grêmio para trás, com 3 (três) rodadas de antecedência e, assim, garantiu o direito de, num triangular com equipes do interior (G. E. Brasil, de Pelotas e Ferro Carril, de Uruguaiana), disputar o título estadual. No dia 3 de abril de 1955 venceu o Brasil, de Pelotas, e vestiu as faixas de Campeão de 1954. Em 1938 o Clube venceu o Torneio Início Municipal (Porto Alegre), disputando o campeonato gaúcho.
E em 1959 o G. Esportivo Renner, até então mantido pela Indústria Renner, foi extinto. Mas deixou escrito na história do futebol do Rio Grande do Sul um feito, sem dúvida, memorável e comemorado pelos rennistas até hoje.
Time do Grêmio Esportivo RENNER, campeão gaúcho de 1954.

Contatos via e-mail: la-stampa@ig.com.br

Nenhum comentário: