terça-feira, 3 de maio de 2016

A HISTÓRIA DO EX-GOLEIRO DANILO PAGOT, O ESTÁDIO MUNICIPAL E O JUARA ATLÉTICO CLUBE


Danilo Pagot foi um goleiro que iniciou sua carreira no Juventus Atlético Clube, de Cotiporã-RS, nos anos 50, juntamente com seus irmãos Américo e Ferdinando o seu cunhado Edgar Fellini.

Foi goleiro dos times de base do Sport Club Internacional de onde saiu para se tornar, depois, como profissional, passando a integrar a equipe do Esporte Clube Veranense, de Veranópolis-RS, hoje Veranópolis Esporte Clube, onde atuou por diversos anos como titular.
Danilo Pagot goleiro do Esporte Clube Veranense, de  Veranópolis-RS, anos de 1950. 

Quando a família mudou-se para Bento Gonçalves-RS, Danilo abandonou o futebol devido aos baixos salários que não lhe davam perspectivas de um futuro mais seguro. Assim, acabou optando por transferir-se para o Norte do Paraná, onde seu irmão mais velho, Ferdinando Felice Pagot tornara-se um empresário bem sucedido e com negócios diversificados, como supermercado, lojas de tecidos, ferramentas e utensílios domésticos. Lá Danilo trabalhou por um bom tempo auxiliando o irmão no controle dos negócios, já que Ferdinando havia sido nomeado prefeito de São Miguel do Iguaçú, o que dificultava a administração dos negócios e, assim, precisava de uma pessoa de confiança e capacitada para dar seguimento às empresas.

Tempos depois Danilo Pagot, já casado com Nilsa Tedesco Pagot, resolveu tomar seu próprio rumo na vida e assim mudou-se para a pequena cidade de Juara-PR, localizada a 730 Km da Capital, onde, nas horas vagas, dedicava-se à administração do Juara Futebol Clube e a construção do Estádio Municipal, quando passou a sediar o Campeonato Matogrossense de Futebol da Segunda Divisão.

Danilo Pagot, além de ter sido um dos desbravadores da então pequena Juara-MT, foi um determinado incentivador e participante atuante do Juara Futebol Clube e da construção da hoje VILA OLÍMPICA DANILO PAGOT, oficializado pela Prefeitura Municipal de Juara-MT no dia 1° de junho de 2014.
Danilo Pagot (casaco xadrez) com o Sr. Idílio Chibiaqui tratando de assuntos do Juara Futebol Clube.

Danilo Pagot (de frente), representando o Juara Atlético Clube, trocando estandarte com representando de outro clube antes do início da partida.

Estadio Municipal da cidade de Juara, Mato Grosso, o qual teve a iniciativa e a participação de Danilo Pagot, que hoje leva o seu nome.


E desde o dia 1° de junho de 2014 foi reinaugurado como Vila Olímpica DANILO PAGOT

Danilo Pagot, segundo da esquerda para a direita, goleiro dos veteranos de Futsal do São Miguel do Iguaçú - MT

Danilo Pagot, que nasceu em Garibaldi-RS, no dia 15 de julho de 1934 e faleceu em Juara-MT, no dia 18 de julho de 1996, pela sua dedicação e abnegação ao desenvolvimento do futebol na Região,  que, mesmo com todo o empenho de Danilo e a diretoria, ficou fora do campeonato por 23 anos. E, assim, acabou sendo homenageado com seu nome no Estádio Municipal Danilo Pagot, Juara-MT. Lembro que o diretor do Juara Atlético Clube, Vicente Antônio de Souza, havia pontuado que era a primeira vez que o Estádio recebia jogos de competições estaduais já que até aquele momento o Estádio Municipal, sem grandes condições, havia recebido somente jogos com clubes amadores: "A população está animada com a possibilidade de estarmos novamente no (campeonato) Matogrossense depois de todos esses anos. Estamos somando esforços para levar à frente esta iniciativa", comentou Vicente Antônio de Souza na ocasião.

O torneio que garante duas vagas na elite estadual neste ano de 2016, está previsto para começar no dia 05 de setembro e os clubes terão até o dia 31 de julho para responder a FMF - Federação Matogrossense de Futebol a confirmação na disputa. Além do Juara Atlético Clube outras cinco equipes estão na disputa, como a Associação Atlética Sorriso, Sociedade Ação de Futebol, Futebol Clube Operário, Mato Grosso Esporte Clube e Associação Atlética Araguaia. Todo esse trabalho foi resultado do empenho e abnegação da diretoria do Juara Atlético Clube, cuja iniciativa contou com a efetiva e fundamental participação do ex-goleiro e ex-diretor Danilo Pagot, o que torna mais do que justa a homenagem de dar seu nome ao Estádio Municipal de Juara.

Contatos via e-mail: xicojunior.pagot@gmail.com

Nenhum comentário: